Topo

Josias de Souza

Carlos Bolsonaro: quem pede presidente longe das redes trama 'chantageá-lo'

Josias de Souza

26/03/2019 04h05

Apenas 72 horas depois que Rodrigo Maia aconselhou Jair Bolsonaro a "ter mais tempo para cuidar da Previdência e menos tempo cuidando do Twitter", o vereador carioca Carlos Bolsonaro produziu uma nova postagem radioativa. Sem mencionar o nome do presidente da Câmara, incluiu-o no rol dos políticos chantagistas.

"As pessoas que querem Bolsonaro longe das redes sociais sabem que é isso que o conecta com o povo, já que não tem mídia a seu favor", escreveu o filho Zero Dois do presidente no Twitter e no Instagram. "Foi isso que garantiu sua eleição, inclusive. Em outras palavras, o querem fraco e sem apoio popular, pois assim conseguiriam chantageá-lo."

Carlos Bolsonaro voltou às suas trincheiras virtuais na noite de segunda-feira (25). Horas antes alardeara-se no Planalto que Jair Bolsonaro, após reunir-se com ministros civis e militares, buscaria a "pacificação" de suas relações com Rodrigo Maia. Mas o 'Pitbull', como o presidente se refere ao filho do meio, não se deu por achado.

O próprio Bolsonaro, conforme já noticiado aqui, publicara no seu Twitter uma gravação contendo comentário do jornalista Alexandre Garcia com críticas a Rodrigo Maia e à imprensa. Na mesma gravação, Garcia defende Carlos Bolsonaro, apontado como pivô de um bate-boca que intoxicou as relações do presidente da República com o chefe da Câmara.

Líderes partidários ruminam em Brasília a suspeita de que é Carlos Bolsonaro, não o pai dele, quem realiza as postagens nas redes sociais do presidente da república. Confirmando-se essa hipótese, o 'Zero Dois' teria alcançado a autossuficiência em piromania. Ele mesmo escolhe os alvos, ele mesmo risca o fósforo, ele mesmo faz a triagem dos esperneios que merecem contra-ataque, ele mesmo borrifa gasolina nas crises, prolongando a chama da discórdia.

A tática de Carlos Bolsonaro produz confusões do nada. Essas encrencas em série não parecem render dividendos para o pai-presidente. Ao contrário. No mundo real que pulsa fora da bolha da internet, a presença de Jair Bolsonaro nas redes sociais não impediu a queda de 15 pontos percentuais na taxa de aprovação medida pelo Ibope.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.