Topo

Josias de Souza

Rompe-se barragem de rejeitos da mina de Temer

Josias de Souza

29/03/2019 15h32

Depois que o grampo do Jaburu lhe caiu sobre a cabeça, Michel Temer construiu na Câmara, às custas do déficit público, uma barragem para conter os rejeitos de sua mina. Durante um ano e sete meses, reviveu o mito do garoto holandez tentando evitar, com os dedos, que a barragem vazasse. Fora do Planalto, Temer vive a sua Brumadinho particular. Ficou preso quatro dias. Solto na segunda-feira, virou réu na quinta, no caso da mala de R$ 500 mil. Nesta sexta, Temer foi denunciado duas vezes no caso da roubalheira nas obras da usina nuclear de Angra 3.

A lama jorra sobre a biografia de Temer em catadupas. Os detritos radioativos vazam de um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez processos judiciais. Repetindo: o primeiro presidente da história a ser denunciado criminalmente um par de vezes ainda no exercício do cargo responde agora a uma dezena de processos. Antigos aliados de Temer avaliam que não há a menor chance de ele sair politicamente vivo do desastre moral que o atinge.

No Poder, Temer costumava dizer que a história reconheceria os avanços do seu governo, sobretudo na área econômica. Fora da Presidência, o personagem começa a se dar conta de que sua posteridade estava sendo construída na Polícia Federal, não no Ministério da Fazenda. A posteridade tornou-se um lugar insuportavelmente insalubre para Temer e seus ex-colaboradores. Coisa muito parecida com o inferno.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.