Topo

Josias de Souza

Para Temer, Bolsonaro lhe deve reconhecimento

Josias de Souza

10/04/2019 16h24

Michel Temer anda abespinhado com Jair Bolsonaro. O ex-presidente queixa-se em privado da falta de reconhecimento dos méritos do seu governo. Alega que, nos 100 dias inaugurais da gestão do capitão, o único setor a apresentar resultados práticos foi o de infraestrutura. Temer atribui o êxito à herança benfazeja que deixou para o sucessor.

No alvorecer da nova gestão, leiloaram-se 12 aeroportos. Foram ao martelo também dez terminais portuários. Formalizou-se, de resto, a concessão de um trecho da Ferrovia Norte Sul. Bolsonaro bate bumbo nas redes sociais. "A missão do novo Ministério da Infraestrutura é conectar o Brasil, é fazer o país andar por rio, terra, céu e mar", alardeia um vídeo postado pelo presidente. Não há na peça nenhum vestígio de Temer.  

Aliados de Temer contam que ele não se conforma com o fato de Bolsonaro não lhe dar nenhum crédito. O incômodo floresce num instante em que o Ministério Público e o Judiciário desdobram-se para reconhecer rapidamente os deméritos de Temer. Nesta quarta-feira, vieram à luz mais duas denúncias contra o personagem.

O prontuário de Temer acumula 12 processos. Em quatro deles, já convertidos em ações penais, os encrencados foram arrastados para o banco dos réus. Devagarinho, Temer vai seguindo uma trilha semelhante à que foi percorrida pelo correligionário Sergio Cabral, o multi-encrencado ex-governador do Rio de Janeiro.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.