Topo

Josias de Souza

Se intriga fosse indústria, PIB estaria bombando

Josias de Souza

22/04/2019 17h11

O governo tem mil inimigos, mas o pior deles é a intriga. Sob Jair Bolsonaro, o departamento do mexerico cresce como nenhum outro. É chefiado por Carlos Bolsonaro, que dá expediente em tempo integral nas redes sociais. Afora os insultos que fabrica por conta própria, o Zero Dois importa ofensas produzidas nos Estados Unidos pelo polemista Olavo de Carvalho. O presidente da República estimula as atividades desenvolvidas pelo filho Carluxo e pelo guru Olavo.

Na sua penúltima fornada de ultrajes, Olavo de Carvalho desqualificou as escolas militares e avacalhou o funcionalismo de farda: "Os milicos só fizeram cagada."  Entregaram "o país aos comunistas". Agora, "vêm dizer que salvaram o país do comunismo".

Se um adversário declarasse coisa parecida, o capitão chamaria para a briga. Mas Olavo de Carvalho, autoproclamado filósofo, tornou-se uma espécie de 007 do bolsonarismo. Recebeu de Jair Bolsonaro uma licença tácita para achincalhar.

Num instante em que o Planalto se esforça para reunir uma tropa qualquer em torno da reforma da Previdência, Olavo insinua que os apoiadores de Bolsonaro no Congresso são trânsfugas, pessoas que "largaram o povão" para ingressar na elite. "Tudo o que querem é ficar em Brasília, brilhar e embolsar o dinheiro do governo."

Em vez de repúdio, Olavo de Carvalho recebe o aval dos Bolsonaro. O vídeo foi postado no canal do próprio presidente, no Youtube. Foi replicado também na conta de Carluxo, no Twitter. Depois que as "cagadas" dos militares e a vocação dos apoiadores de Bolsonaro para "embolsar dinheiro do governo" proliferaram nas redes e ganharam as manchetes, o Zero Dois excluiu a peça dos recantos virtuais da família.

Nesta segunda-feira, o vice-presidente Hamilton Mourão, um general que Olavo detesta e que Carlos observa com desconfiança, insinuou que a difusão do vídeo no canal de Bolsonaro é coisa do filho: "Alguém deve ter postado lá na rede dele." E afirmou que o guru do presidente deveria retomar sua antiga profissão: "Acho que ele, Olavo de Carvalho, deve se limitar à função que ele desempenha bem, que é de astrólogo. Ele pode continuar a prever as coisas que ele é bom nisso.

A boa notícia é que o índice das intrigas que envenenam o governo de Jair Bolsonaro não aumentou no último final de semana. Continua nos mesmos 100%. A má notícia é que o mexerico não entra no cálculo do PIB. Se intriga fosse indústria, a economia já estaria bombando na gestão de Jair Bolsonaro. Infelizmente, o crescimento depende do trabalho. E não há coisa mais difícil do que fazer trabalhar um governo vocacionado para a intriga.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.