Topo

Josias de Souza

Sigilo na Previdência supõe que brasileiro é idiota

Josias de Souza

22/04/2019 19h28

A Folha de S.Paulo revelou que o Ministério da Economia se recusa a divulgar os estudos e as planilhas que serviram de base para a elaboração da reforma da Previdência. Para uma proposta de emenda à Constituição que tramita no Congresso envolta numa névoa de polêmica, não poderia haver notícia pior.

Espantosa época essa nossa, em que o absurdo adquiriu uma doce, persuasiva, admirável naturalidade. Então o governo informa que todos terão de se sacrificar pelo bem do sistema previdenciário. Depois de elaborar o seu diagnóstico, prescreve um remédio amargo. E esconde a bula do paciente. É como se o governo, autoconvertido num circo, tivesse suprimido dos seus hábitos o respeito pelo contribuinte, que sustenta a bilheteria.

Um governo que elabora estudos e sonega os dados ao distinto público só age dessa forma porque está interessado em esconder alguma coisa. O secretário especial de Previdência, Rogério Marinho, diz que o sigilo só deve cair depois que a reforma for aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e enviada para a discussão sobre o mérito, numa outra comissão.

O bom desse tipo de lógica tecnocrática é que ela tem cara de lógica, rabo de lógica e grunhido de lógica, mas é besteirol em estado bruto. Então, quer dizer que os dados que fundamentaram a reforma da Previdência, que deveriam ter sido divulgados anteontem não podem se tornar públicos hoje, mas nada impede que sejam expostos amanhã. O mal dos governos é supor que a população é feita de idiotas.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.