Topo

Josias de Souza

Carlos faz de Mourão alternativa para o centrão

Josias de Souza

24/04/2019 21h12

Jair Bolsonaro deveria estar concentrado na tramitação da reforma da Previdência. Mas desperdiça um naco do seu tempo com a administração de uma briga que seu filho Carlos Bolsonaro comprou com o vice-presidente Hamilton Mourão. O porta-voz do Planalto, Otávio Rêgo Barros, disse que Bolsonaro quer colocar um "ponto final" na divergência do filho com o vice. O diabo é que as encrencas do Pitbull, como o presidente se refere ao filho, têm apenas ponto de partida, não ponto final.

As pontadas sentidas pelo general Mourão não acabarão tão cedo. O 'Zero Dois' escreveu no Twitter: "Lembro que não estou reclamando do vice só agora." Ou seja, as rusgas nasceram em algum ponto do passado. "Não ataco ninguém, são apenas fatos que já aconteceram e gostaria de continuar compartilhando com os amigos", anotou Carlos. Quer dizer: a confusão será empurrada até um ponto indefinido do futuro.

Eis o ponto a que chegamos: o filho do presidente ataca o vice nas redes sociais, insinuando que Mourão conspira para assumir o trono de Bolsonaro. Tudo isso num governo que começou há menos de cinco meses. O brasileiro que frequenta diariamente o ponto de ônibus esbarra num ponto de interrogação: É esse o governo que traria de volta a prosperidade? Logo se compreende o ponto fraco exposto nas pesquisas. Bolsonaro tem a pior avaliação no início de um governo eleito, acaba de reiterar o Ibope.

Se há um ponto pacífico em toda essa história é o seguinte: sem uma base legislativa, Bolsonaro está nas mãos do centrão. Os partidos desse grupo foram determinantes para colocar um ponto final na gestão de Dilma Rousseff. Depois, salvaram Michel Temer da queda. Agora, enxergam as relações do presidente com o vice de ponta-cabeça. Atendido em seus interesses, o centrão estenderá a mão para Bolsonaro. Desatendido, pode concluir que uma aliança com Mourão é mais negócio. Num cenário assim, um filho de presidente sem controle nas redes sociais é como um caminhão descendo a ladeira desgovernado… Em ponto morto.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.