Topo

Josias de Souza

Comissão sobre Previdência terá relator pró-Guedes e presidente pró-centrão

Josias de Souza

24/04/2019 05h22

Depois da tempestade da Comissão de Constituição e Justiça, virá a cobrança da comissão especial a ser instalada na Câmara para analisar o mérito da reforma da Previdência. O perfil dos dirigentes da comissão já foi definido. O relator será um deputado afinado com a equipe do ministro Paulo Guedes (Economia). O presidente será avalizado pelo centrão, bloco majoritário. Ambos terão um traço em comum: o vínculo com Rodrigo Maia, o presidente da Câmara.

Maia gostaria de instalar a nova comissão antes do final de semana. Nesta quarta-feira, ele deve requisitar aos líderes partidários indicações de seus respectivos representantes no colegiado. Submeterá suas opções de nomes para a relatoria e a presidência aos líderes dos partidos que o guindaram ao comando da Câmara. Ao encostar o relator na equipe de Guedes e grudar o presidente no centrão, Maia cria um formato que conspira a favor do entendimento.

Responsável pela preparação do texto a ser levado a voto, o relator será desafiado a emendar a reforma do governo sem desfigurá-la. Incumbido de definir a pauta e conduzir as reuniões, o presidente pode apressar ou retardar os trabalhos conforme a disposição do governo de levar os cotovelos à mesa de conciliação. Os dois se movimentarão em cena como espécies de drones conduzidos por controle remoto desde o gabinete da presidência da Câmara.

Num cenário assim, Bolsonaro tem diante de si quatro caminhos a seguir. Os três primeiros são: negociar, negociar e negociar. O quarto caminho é o que conduz a vaca previdenciária automaticamente ao brejo.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.