Topo

Josias de Souza

Mourão ‘se segura’ para não responder a Carlos

Josias de Souza

24/04/2019 13h35

Dizer que Hamilton Mourão está irritado com Carlos Bolsonaro é pouco para traduzir a exasperação do vice com os ataques que recebe do filho do presidente. Nas palavras de um auxiliar do general, as "agressões" do Zero Dois já se tornaram uma "campanha". E só não viraram um "espetáculo sanguinário" porque Mourão "se segura para não entrar no Coliseu de Roma" em que se converteu o Twitter do Pitbull, como Jair Bolsonaro se refere ao filho.

Os interlocutores de Mourão insinuam que ele está a um passo de endereçar a Carlos uma resposta irônica ou desaforada, levando a fervura ao estágio de ebulição. Seu auxiliar observa que o filho de Bolsonaro deu de ombros para o comentário segundo o qual o presidente gostaria de colocar um "ponto final" em algo que o porta-voz do Planalto, Otávio Rêgo Barros, chamou de "pretensa discussão" entre Carlos e Mourão. Para o vice, não se trata, por ora, de uma "discussão", mas de um monólogo.

Até quando Mourão conseguirá se segurar?, eis a dúvida que flutua na atmosfera do gabinete da vice-presidência, no edifício anexo do Planalto. Da parte de Carlos Bolsonaro não parece haver a mais remota intenção de depor as armas. "Lembro que não estou reclamando do vice só agora", escreveu o Zero Dois no Twitter nesta quarta-feira. "São apenas informações! Não ataco ninguém, são apenas fatos que já aconteceram e gostaria de continuar compartilhando com os amigos!"

Entre a noite de terça e a manhã desta quarta, numa fase posterior ao "ponto final" do pai, Carluxo postou nas redes sociais mais quatro mísseis contra Mourão. Criticou comentários do vice sobre a redução da pena de Lula no STJ, sobre a renúncia e o autoexílio do ex-deputado Jean Wyllys e sobre a "despetização" promovida por Onyx Lorenzoni nos quadros da Casa Civil.

De resto, Carlos reproduziu nas redes sociais comentário em vídeo sobre uma hipotética articulação pró-impeachment conduzida pelo PRTB, o partido ao qual Mourão teve de se filiar para se tornar vice na chapa de Bolsonaro. Juntos, os posts de Carluxo e a inação do seu pai compõem o embrião de uma dessas crises que Jair Bolsonaro costuma criar para si mesmo com a ajuda dos filhos.

 

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.