Topo

Josias de Souza

Tiro ao general vira esporte predileto de Carlucho

Josias de Souza

30/04/2019 05h50

Exausto de enxergar na alça de mira apenas a figura do vice-presidente Hamilton Mourão, Carlos Bolsonaro, o franco-atirador das redes sociais, decidiu disparar contra outro general: o ministro Carlos Alberto dos Santos Cruz (Secretaria de Governo). Sem mencionar-lhe o nome insinuou que ele exerce com competência máxima sua incompetência na área de comunicação.

"Vejo uma comunicação falha há meses da equipe do presidente", anotou Carlucho no Twitter. Referia-se à Secretaria de Comunicação da Presidência, subordinada a Santos Cruz. Nessa matéria, o 'Zero Dois' considera-se um especialista: "Tenho literalmente me matado para tentar melhorar, mas como muitos, sou apenas mais um e não pleiteio e nem quero máquina na mão."

Para o filho do presidente, Santos Cruz e sua equipe perderam chances claras, muito claras, claríssimas de trombetear o "bom trabalho" do seu pai. Como Carlucho não especificou os feitos notáveis de Jair Bolsonaro que deveriam ter provocado um rufar de tambores, ficou no ar a impressão de que o atirador está apenas usando a Secom como pretexto para trocar de alvo —ou de general.

A exemplo de Mourão, Santos Cruz é um desafeto do polemista Olavo de Carvalho, ídolo de Carlucho e o guru dos Bolsonaro. No mês passado, em entrevista à Folha, o general chamou-o de "desequilibrado." Em resposta, foi chamado por ele de "Santos Cruzes", um general que "não presta" e trata Bolsonaro como "jovem desmiolado", incapaz de escolher "suas amizades." Olavo considera-se amigo do presidente.

Ao incluir Santos Cruz no seu rol de alvos, Carlucho deixa claro que o tiro ao general tornou-se seu esporte predileto. Ao permitir que o filho ocupe todos os espaços da oposição, Jair Bolsonaro consolida sua vocação para um esporte ainda mais radical que o do filho: o tiro contra o próprio pé.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.