Topo

Josias de Souza

Bolsonaro quer tornar a oposição desnecessária

Josias de Souza

06/05/2019 19h51

O projeto prioritário do governo de Jair Bolsonaro não é aprovar a reforma da Previdência no tranco. Também não é endireitar as universidades por meio da asfixia financeira. Tampouco é oferecer segurança aos brasileiros distribuindo armas. Nada disso. A prioridade do Planalto é tornar os partidos de oposição desnecessários no Brasil.

O capitão parece determinado a demonstrar que é um presidente autossuficiente. Ele mesmo governa. Ele mesmo se opõe ao governo. No momento, Bolsonaro dedica-se a desmoralizar o que parecia ser seu maior orgulho: a companhia da ala militar do governo. O presidente terceiriza o achincalhamento de seus auxiliares fardados aos filhos e ao polemista Olavo de Carvalho.

Perto da virulência de Olavo e da truculência da prole de Bolsonaro, o PT é uma seda. Depois de constranger o general Hamilton Mourão, insinuando que o vice quer puxar o tapete do presidente, os membros do grupo transformam em alvo o general Carlos Alberto Santos Cruz, ministro-chefe da Secretaria de Governo. Distorcem declarações do general para acusá-lo de tramar o controle das redes sociais.

Depois de endossar no Twitter as críticas a Santos Cruz, feitas por meio de palavrões que não podem ser repetidas na frente das crianças, Bolsonaro declarou que não existem duas bandas no governo: a militar e a dos olavos. É "um time só", disse. Verdade. É o time de Jair Bolsonaro, um capitão obcecado pela prioridade de que transformar a sua tropa num pelotão de amigos 100% feito de inimigos.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.