Topo

Josias de Souza

Sem imunidades, Temer sofre goleada na Justiça

Josias de Souza

06/05/2019 20h21

No trono, Michel Temer driblava denúncias criminais servindo-se das imunidades do cargo de presidente. Destronado, Temer leva uma goleada na Justiça. Denunciado meia dúzia de vezes, foi convertido em réu nos seis processos. Pessimistas, aliados do ex-presidente avaliam que ele deve se livrar de várias imputações. Mas receiam que sairá da tormenta com alguma condenação.

Na ação penal mais recente, inaugurada nesta segunda-feira pelo juiz Marcus Vinicius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal de Brasília, Temer responderá sozinho pela acusação de obstrução de Justiça. Na imputação de formação de organização criminosa, terá a companhia no banco dos réus dos amigos e ex-ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco.

Responsável pela defesa de Temer, o advogado Eduardo Carnelós declarou que as acusações decorrem de acordos de delação celebrados pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot com "notórios e confessos criminosos". Verdade. Mas esse tipo de acordo não costuma ser celebrado com madres superioras. A pergunta é: por que Temer recebeu o criminoso Joesley Batista à noite, no subsolo do Jaburu?

De resto, não há defesa capaz de apagar as vozes que soam no grampo do Jaburu. Alguns trechos escoram a acusação de obstrução de Justiça. Por exemplo: quando Joesley insinua que remunerava o silêncio do presidiário Eduardo Cunha, Temer estimula: "Tem que manter isso, viu?"

'Tem que manter isso aí, viu?', diz Michel Temer a Joesley Batista no grampo do Jaburu

UOL Notícias

Afora a ação penal aberta nesta segunda, Temer frequenta o banco dos réus noutras duas ações em Brasília, uma em São Paulo e duas no Rio de Janeiro. Já passou quatro dias na prisão, tornando-se o segundo ex-presidente da história a hospedar-se no sistema prisional. Confirmando-se os receios dos aliados, logo fará companhia a Lula na galeria dos condenados.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.