Topo

Josias de Souza

Zero 2 convoca população para ‘batalha’ do Coaf

Josias de Souza

09/05/2019 15h54

Incomodado com a nova derrota sofrida pelo governo no Congresso, o vereador carioca Carlos Bolsonaro foi às redes sociais. Convocou a "população" para uma "batalha". O filho Zero Dois de Jair Bolsonaro reproduziu a lista de parlamentares que votaram a favor do retorno do Coaf ao organograma da área econômica, longe do ministro Sergio Moro (Justiça). E exortou: "A batalha ainda não está perdida! Há outras votações! Depende da pressão da população!"

O infortúnio que abespinhou Carlucho, como o filho do presidente é chamado na intimidade, ocorreu na comissão especial incumbida de analisar a medida provisória que reorganizou os ministérios na gestão Bolsonaro. As "outras votações" ocorrerão oportunamente nos plenários da Câmara e do Senado. O filho de Bolsonaro parece apostar que uma rebelião nascida na internet pode ser mais eficaz do que a saliva de Sergio Moro para dissolver as resistências do centrão.

Entre os deputados que votaram a favor da devolução do Coaf à pasta da Economia estava Elmar Nascimento (BA). Vem a ser o líder do DEM na Câmara. Mais cedo, como que antevendo os previsíveis movimentos do Zero Dois, Elmar afirmara o seguinte: "A mim, o ministro Sergio Moro não convenceu. A gente fica com medo dessa milícia virtual, que quer ditar como o Parlamento deve funcionar e fica com medo de fazer a coisa certa."

As redes sociais, habitat natural de Carlucho, revelaram-se valiosas para eleger Bolsonaro. Mas são menos úteis na hora de governar. Os partidos do centrão equiparam-se para demonstrar que a democracia direta da internet não produz estabilidade no Legislativo. Por ora, a República do Twitter só existe nos sonhos da família Bolsonaro. Para obter votos no Congresso, o centrão exige que Bolsonaro desça de sua bolha virtual para o balcão.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.