Topo

Josias de Souza

Lula e Carlos Bolsonaro trocam caneladas virtuais

Josias de Souza

10/05/2019 14h32

Às vezes, para começar uma briga, basta uma palavra. Ou um tuíte. Preso em Curitiba, Lula desperdiçou um naco do seu tempo ocioso para espetar Jair Bolsonaro e um de seus filhos no Twitter.

"Perguntaram aqui como eu tuíto", postou o presidiário petista nesta sexta-feira. "Do mesmo jeito que o Bolsonaro. Eu tenho um filho que eu não controlo. Se ele solto não controla o dele, imagina eu preso."

A referência ao "filho" de Bolsonaro não foi gratuita, pois o presidente da República é constantemente criticado por liberar as senhas de suas redes sociais para o Zero Dois, franqueando-lhe as postagens. Decorridas menos de quatro horas, o vereador carioca Carlos Bolsonaro respondeu a Lula. Endereçou-lhe um post abaixo da linha da cintura:

"Preciso discordar e dizer que acho que você controla seu filho muito bem!", anotou Carlucho. "Sempre cuidou até das economias dele, inclusive a parte das propinas, segundo seu grande amigo Palocci em delação premiada. Não adianta tentar criar álibi agora pra dizer que não sabia disso também!".

Lula ainda não notou. Mas o melhor para pessoas que têm muitos calos é não entrar em apertos. Carlucho também não percebeu. Mas faria um bem a si mesmo se postasse meia dúzia de palavras sobre as contratações esquisitas que realiza em seu gabinete de vereador. Do contrário, logo perceberá que o mal de discutir com gente desonesta é o pessoal que passa não distinguir quem é quem.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.