Topo

Josias de Souza

Zero 2 abre fogo contra parlamentares anti-Moro

Josias de Souza

10/05/2019 05h55

O vereador Carlos Bolsonaro inaugurou nas redes sociais algo muito parecido com uma campanha de execração pública dos parlamentares que votaram a favor da retirada do Coaf das mãos do ministro Sergio Moro. "Não podemos deixá-los cuspir na nossa cara sempre!", anotou o filho Zero Dois do presidente no Instagram, ao lado de galeria de 14 congressistas que aprovaram numa comissão especial a devolução do Coaf à pasta da Economia, chefiada por Paulo Guedes.

O painel reproduzido por Calucho foi jogado nas redes sociais pelo deputado federal Filipe Barros (PR), do PSL, partido de Jair Bolsonaro. As fotos expõem a parceria que parlamentares do centrão firmaram com colegas da oposição. Uniram-se para derrotar o governo na votação da medida provisória que reorganizou os ministérios.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o Zero Três, ecoou o irmão no Twitter: "A quem interessa enfraquecer Sergio Moro?", indagou. 

A galeria dos "inimigos" de Moro inclui dois comandantes da articulação que constrangeu o Planalto, ambos do PP, partido que encabeça o centrão: o senador Ciro Nogueira (PI), presidente da legenda; e o deputado Arthur Lira (AL), líder do partido na Câmara. Exibe também as fotos de dois correligionários do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ), no DEM: o senador Jayme Campos (MT) e o deputado Elmar Nascimento (BA), líder na Câmara.

Carlucho foi às redes como quem risca um fósforo à procura de gasolina no fundo de um tonel. Reproduziu um tuíte no qual o DEM é tachado de fisiológico. O texto menciona a presença de "um líder do DEM" no rol dos congressistas que criaram "dificuldades" para o governo. E arremata: "Puro fisiologismo! E dizer que este partido é considerado base do governo!"

Sob Bolsonaro, o DEM controla três ministérios: a Casa Civil, com Onyx Lorenzoni; a Agricultura, com Tereza Cristina; e a Saúde, com Luiz Henrique Mandetta. Daí a revolta de Carlucho.

Na tarde desta quinta-feira, nas pegadas das derrotas sofridas pelo Planalto, o filho tuiteiro do presidente já havia postado uma convocação para a "batalha" do Coaf. Instou a "população" a pressionar os congressistas. À noite, reiterou a convocação: "População, respeitosamente, acordemos! As coisas estão todas invertidas e muitos ainda não percebem!"

As postagens de Carlucho incendeiam a milícia virtual do bolsonarismo nas redes sociais. Ao lado da galeria com as fotos dos "inimigos" de Sergio Moro, por exemplo, pipocaram mensagens abrasivas. Nelas, os parlamentares expostos pelo filho de Bolsonaro são ofendidos à larga: "safados", "corruptos", "hipócritas", "traidores", "canalhas", "larápios", "imbecis"…

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.