Topo

Josias de Souza

Carlos Bolsonaro insinua que mídia poupa Maia

Josias de Souza

14/05/2019 06h08

Num post cifrado, escrito em idioma muito parecido com o português, o vereador carioca Carlos Bolsonaro insinuou que a "imprensa porca" protege o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, alvo de uma nova delação. E hostiliza seu irmão Flávio Bolsonaro valendo-se de "notícia velha": a quebra dos sigilos bancário e fiscal do Zero Um e seu ex-faz-tudo Fabrício Queiroz.

Embora Carlucho não tenha mencionado nomes, a milícia virtual que o segue nas redes sociais identificou instantaneamente o alvo do vereador: Rodrigo Maia.

Por ironia, foi na "pocilga" da imprensa tradicional que o Zero Dois tomou conhecimento da delação do empresário Henrique Constantino, sócio da companhia aérea Gol. O delator citou vários nomes de supostos beneficiários de propinas, de Michel Temer a Eduardo Cunha. Mas a maioria dos milicianos do Twitter se concentrou em Maia.

Passou a circular na rede a hashtag #GoldoBotafogo, junção da logomarca da empresa do novo delator com o apelido atribuído a Maia nas planilhas da Odebrecht.

Carlucho vem fustigando Maia desde que os partidos do centrão, aliados do presidente da Câmara, uniram-se à oposição para retirar o Coaf das mãos do ministro Sergio Moro (Justiça), devolvendo-o à área econômica.

Ironicamente, conforme já foi comentado aqui, a falsa alegação do senador Flávio Bolsonaro de que o Coaf teria quebrado seu sigilo bancário chega a ser mais ruinosa para o órgão do que a articulação do centrão.

De resto, a família Bolsonaro iguala-se aos arquirrivais do petismo ao reduzir todas as acusações que assediam o Zero Um à categoria de "perseguição política."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.