Topo

Josias de Souza

Congresso trata com desdém presidente do BC

Josias de Souza

17/05/2019 02h02

O principal problema do Congresso brasileiro é que a sociedade é incapaz de reconhecer a responsabilidade dos congressistas. E eles são incapazes de demonstrá-la. Nesta quinta-feira (16), o economista Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, participou de uma audiência pública conjunta de sete comissões do Legislativo. Inscreveram-se para fazer perguntas apenas cinco parlamentares.

Repetindo: numa audiência com sete comissões, o número de interessados em fazer perguntas ao presidente do Banco Central cabia nos dedos de uma mão. O desinteresse se manifestou num dia em que o dólar comercial bateu em R$ 4,035 e a Bolsa de Valores caiu 1,75%, fechando em 90 mil pontos, o menor patamar do ano.

No momento, o desemprego é o único empreendimento que se revela pujante no Brasil. A ruína fiscal impede a economia de reagir, a despeito do esforço do Banco Central para manter na coleira os juros e a inflação.

Roberto Campos expôs um panorama da conjuntura econômica. Falou, por exemplo, sobre os efeitos deletérios que a ausência de reformas como a da Previdência exerce sobre a economia. Associou a reativação das fornalhas à previsibilidade dos cenários futuros. Algo que não será obtido sem ajustes que atenuem o drama fiscal que mantém o Estado na lona e o PIB na UTI.

Foi contra esse pano de fundo, tisnado pelo drama dos mais de 13 milhões de brasileiros privados de um contracheque que lhes permita encher a geladeira, que os parlamentares deram de ombros para a exposição de Roberto Campos Neto. Inquirindo-o, poderiam pelo menos ter simulado alguma presença de espírito. Mas a maioria preferiu mesmo exibir sua ausência de corpo.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.