Topo

Josias de Souza

Perspectiva de caos conspira a favor de reformas

Josias de Souza

27/05/2019 21h33

Jair Bolsonaro não se conforma com as primeiras reações dos parlamentares à manifestação pró-governo. Irritou-se ao ler no noticiário que o comando da Câmara e os líderes do centrão não cogitam alterar o ritmo e a pauta do Legislativo em função dos atos de domingo. Considera o "desdém" do Legislativo um "absurdo." Em privado, o capitão chega a dedicar palavrões a certos personagens. Nas redes sociais, sem mencionar nomes, Bolsonaro expressou sua indignação.

Para o presidente, deve-se valorizar, não minimizar, um movimento que tem como principal "peculiaridade" a presença nas ruas de pessoas dispostas a defender "reformas consideradas impopulares", como a da Previdência. Alheio à constatação de que o protesto estudantil de 15 de maio, levou mais "idiotas úteis" ao asfalto do que a manifestação a favor do governo, Bolsonaro iguala os dois movimentos. E alega que o segundo foi mais importante porque teria nascido "espontaneamente".

No melhor estilo nunca antes na história desse país, Bolsonaro chama de "histórico" o apoio que recebeu das ruas. Não pode ser "ignorado", ele diz. Alvos da manifestação, os líderes do centrão respondem com ironia. A pauta do Congresso coincide e extrapola a agenda das ruas, eles afirmam. Além da mexida na Previdência e do aperfeiçoamento do pacote anticrime de Sergio Moro, já estão antecipando a reforma tributária.

Criou-se uma situação inusitada. Bolsonaro consolida-se como um presidente minoritário no Congresso. Político há três décadas, ele se recusa a fazer política. Mas, paradoxalmente, o cenário de catástrofe parece contribuir para o avanço das reformas. É como se as principais lideranças do Legislativo não quisessem dar ao presidente o gostinho de acusá-las de afundar de vez o país. Num instante em que o abismo parece ser um desejo secreto de nossos oligarcas, surge no fundo da tragédia a esperança de que a visão do caos absoluto produza alguma solução divina.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.