Topo

Josias de Souza

Quem foi ao asfalto pelo Coaf fez papel de bobo

Josias de Souza

29/05/2019 02h23

O brasileiro que foi ao asfalto no último domingo parecia disposto a fazer tudo para ajudar Jair Bolsonaro, menos papel de bobo. Na carta que enviou ao Senado suplicando pela aprovação da medida provisória que remodelou a Esplanada dos Ministérios, o capitão anotou:

"Na tramitação da proposta, a Câmara dos Deputados fez algumas alterações pontuais —que o Poder Executivo respeita e acata. Solicito, portanto, que as senhoras e os senhores senadores aprovem a medida provisória número 870, de 2019, conforme o texto recebido da Câmara dos Deputados."

Quem acreditou piamente que Sergio Moro falava sério quando disse que a presença do Coaf na pasta da Justiça era vital descobriu que perdeu tempo ao piar pelo ex-juiz da Lava Jato nas ruas. Moro subscreveu a carta de Bolsonaro aos senadores.

Quem acreditou que o presidente da República não deixaria para amanhã a guerra pelo desmonte do centrão ficou surpreso com o que o capitão pode deixar hoje mesmo. Bolsonaro bateu em retirada, protagonizando uma constrangedora rendição.

Líder do governo, o senador lavajatista Fernando Bezerra (MDB-PE) manobrou para que a votação do artigo sobre o Coaf fosse simbólica, sem a exposição dos votos no painel eletrônico. A ala pró-Moro exigiu que seus nomes fossem expostos na vitrine. Desceu aos anais a lista dos senadores que fizeram questão de entregar nozes a quem já não fazia questão de manter nem os dentes.

O pedaço da infantaria que marchou rente ao meio-fio por Moro e Bolsonaro deve estar examinando a consciência para verificar se não confundiu uns certos homens com os homens certos.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.