Topo

Josias de Souza

Senado decide não votar MP do Código Florestal

Josias de Souza

29/05/2019 20h11

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, decidiu não convocar sessão deliberativa para esta quinta-feira (30). Com isso, os senadores deixarão de apreciar a medida provisória que flexibiliza o Código Florestal, aprovada na noite desta quarta-feira no plenário da Câmara. Como o prazo de validade da MP expira na próxima segunda-feira (3), ficarão sem efeito as decisões tomadas pelos deputados. Significa dizer que o Código original, aprovado em 2012, continuará em vigor.

Escorando-se num acordo firmado com as lideranças dos partidos com representação no Senado, Alcolumbre anunciou: "Informo aos senadores e senadoras que não convocarei amanhã [quinta, 30] sessão deliberativa para apreciarmos essa MP. Diante desse informe, eu agradeço o apoio e as manifestações de vários senadores no sentido da construção de um acordo e de um entendimento."

O presidente do Senado arrematou: "Portanto, independente da votação na Câmara se encerrar no dia de hoje, este presidente cumprirá o acordo construído com vários lideres partidários. Nós não faremos a votação da referida MP."

Ambientalistas e produtores rurais que exportam alimentos para o exterior celebram a posição do Senado, pois as mudanças da Câmara promoviam recuos que poderiam custar caro ao Brasil no exterior.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.