Topo

Josias de Souza

Convocado a falar sobre armas, Onyx tenta fugir

Josias de Souza

11/06/2019 00h34

O ministro Onyx Lorenzoni ( Casa Civil) tirou a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara para dançar. Parte do colegiado irritou-se com o gingado. E ameaça pisar no pé do coordenador político do governo.

Deu-se o seguinte: Há duas semanas, Onyx foi convocado para falar sobre o decreto presidencial que flexibilizou o porte de armas. Convocação não é convite. Trata-se de algo impositivo, não opcional.

Consultado, Onyx topara falar à comissão em audiência pública na quarta-feira (12). Nesta segunda (10), entretanto, enviou ofício pedindo o adiamento para o final do mês. Alega que terá de despachar com o presidente da República. Ofereceu os dias 25, 26 ou 27 de junho.

Nesta terça-feira, o presidente da comissão, Felipe Francischini (PSL-PR), colocará em votação o pedido de adiamento feito por Onyx. Se a maioria concordar, ótimo. Se discordar, o ministro terá de trocar a conversa com Bolsonaro pela inquirição da CCJ, Sob pena de cometer crime de responsabilidade.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.