Topo

Josias de Souza

CCJ do Senado chama Dallagnol para se explicar

Josias de Souza

18/06/2019 16h02

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta terça-feira um convite para que o procurador Deltan Dallagnol explique o teor das mensagens que trocou com o então juiz Sergio Moro. A votação foi simbólica. Não houve quem contestasse. Como se trata de um convite, não de uma convocação, o coordenador da força-tarefa de Curitiba não é obrigado a comparecer.

As mensagens que provocaram o convite, publicadas pelo site The Intercept Brasil, expõem Moro cobrando de Deltan a realização de operações, oferecendo ao procurador uma testemunha, sugerindo procedimentos. A Polícia Federal investiga a suspeita de que os textos tenham sido extraídos criminosamente dos celulares dos procuradores da Lava Jato.

A presidente da CCJ, senadora Simone Tebet (MDB-MT), informou aos membros do colegiado quais serão as regras da sessão em que será ouvido o ministro Sergio Moro (Justiça), nesta quarta-feira, a partir das 9h. O ex-juiz terá meia hora para se explicar. Em seguida, Moro se submeterá à interpelação dos senadores —cinco minutos para a pergunta, tempo idêntico para a resposta; dois minutos para a réplica e mais dois para a tréplica. A fila de arguidores seguirá a ordem das inscrições.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.