Topo

Josias de Souza

Planalto avalia que Moro anestesiou idéia de CPI

Josias de Souza

19/06/2019 19h16

O desempenho de Sergio Moro na Comissão de Constituição e Justiça do Senado foi celebrado por auxiliares de Jair Bolsonaro. Avaliou-se que o ministro da Justiça atingiu três objetivos estratégicos: 1) Afastou o governo da encrenca; 2) Substituiu o enredo de conluio dentro da Lava Jato pelo script do ataque "criminoso" à operação anticorrupção; e 3) Anestesiou as articulações para abertura de uma CPI.

Moro foi elogiado pela "calma" e "habilidade política". Acredita-se que demonstrou estar preparado para o embate da próxima semana, quando prestará esclarecimentos à Câmara —uma Casa onde a oposição é mais agressiva. O governo aposta que o caso perderá fôlego. Trata-se de mera conjectura, baseada na alegação de Moro de que o site The Intercept Brasil não teria em seu poder nada capaz de provocar novos danos.

De passagem por São Paulo, Jair Bolsonaro referiu-se ao seu ministro da Justiça como "patrimônio nacional."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.