Topo

Josias de Souza

Colaboração da Odebrecht vira esconde-esconde

Josias de Souza

01/07/2019 13h20

Um cheiro de marmelo exala do acordo de colaboração da Odebrecht. Aquilo que deveria ser um jogo aberto está virando brincadeira de esconde-esconde. Marcelo Odebrecht, o príncipe da companhia, levou à frigideira a Braskem, joia petroquímica do grupo, e um par de executivos. Acusa-os de mentir para a Lava Jato.

De acordo com e-mails de Marcelo Odebrecht revelados pela Folha, mantiveram-se sob o tapete, entre outras sujeiras, um caixa 3 destinado ao PT e propinas a dirigentes do MDB. Marcelo deu nome aos "mentirosos": o cunhado Maurício Ferro, que integrou a diretoria financeira da Braskem e da Odebrecht; e Newton de Souza, que presidiu a Odebrecht quando Marcelo foi preso em 2015.

Em situações assim, não parece haver meio-termo. Ou a Procuradoria toma providências ou se desmoraliza. A delação premiada revelou-se uma arma poderosa contra malfeitores. Não fica bem permitir que o instituto seja colocado a serviço dos interesses da gatunagem. A própria lei traz o antídoto contra esse veneno: anulam-se benefícios, agravam-se castigos e aproveitam-se as provas fornecidas pelos delatores. Fora disso, é a esculhambação.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.