Topo

Josias de Souza

Paulo Guedes ‘não tem jeito de lidar com Congresso’, diz Fernando Henrique

Josias de Souza

01/07/2019 18h27

O ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso afirmou que falta "jeito" ao ministro Paulo Guedes (Economia) para se relacionar com o Legislativo. Ele fez essa avaliação num vídeo exibido nesta segunda-feira na abertura de evento sobre os 25 anos do Plano Real, promovido pelo jornal Correio Braziliense.

"Vejo o ministro Paulo Guedes de vez em quando na televisão. Ele crê, é uma coisa importante. Não vou discutir se está certo ou está errado, mas ele acredita naquilo. Só que não tem jeito para lidar com o Congresso", declarou FHC.

O grão-mestre do tucanato avaliou também a atuação de Jair Bolsonaro. Insinuou que, a despeito dos 28 anos de experiência como deputado, o capitão ainda não entendeu o poder que o Congresso tem.

"O pessoal quer muito ser presidente, mas não é bom, não. É uma dureza. O presidente atual, qualquer presidente, tem que entender, primeiro, que o Congresso tem força. Os partidos são fracos. O Congresso, não", afirmou FHC.

O ex-presidente prosseguiu: "É difícil, porque os partidos não têm tanta força assim, mas o Congresso, como instituição, tem. Você tem, portanto, que respeitar o Congresso. Tem que entender que as instituições do Estado brasileiro são antigas e funcionam. O Itamaraty, as Forças Armadas, o Judiciário. Você tem que entender que eles têm a lógica deles. E tem que respeitar, compreendê-los. E não expulsá-los."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.