Topo

Josias de Souza

Segure a carteira, vem aí reajuste do ‘Bolsa Voto’

Josias de Souza

10/07/2019 21h58

O Estado brasileiro, como se sabe, está quebrado. Num esforço para diminuir o abismo fiscal, o Congresso providencia uma reforma da Previdência que impõe sacrifícios aos brasileiros, sobretudo os que estão condenados a receber as aposentadorias mixurucas do regime geral. Em meio ao sufoco, os parlamentares decidiram aumentar o valor do Bolsa Voto.

Relator do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020, o deputado Cacá Leão elevou de R$ 1,7 bilhão para R$ 3,7 bilhões o montante de dinheiro público a ser despejado na caixa registradora dos partidos. A verba destina-se ao fundo de financiamento da campanha municipal do ano que vem.

Por que reajustar o Bolsa Voto numa hora dessas? "Foi solicitado pela ampla maioria dos partidos", disse o deputado Cacá. Alega-se que a eleição de prefeitos e vereadores em mais de 5.500 municípios ficará mais cara do que a eleição de 2018, quando foram escolhidos deputados federais e estaduais, senadores, governadores e presidente da República. Será? Convém exibir as contas.

Como os infortúnios não costumam surgir desacompanhados, os parlamentares tramam também a aprovação de projeto que, entre outras novidades, autoriza os partidos a utilizar verbas públicas na contratação de advogados para defender dirigentes partidários que estão sob investigação. Um acinte. Tudo muda no Brasil, exceto essa eterna disposição dos políticos de sofrer na própria pele todas as insuportáveis vantagens que só o déficit público pode financiar.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.