Topo

Josias de Souza

Guerra China X EUA complica desafio do Brasil

Josias de Souza

06/08/2019 21h46

Tudo parecia caminhar bem. Aos trancos, o governo se esforça para ajustar as suas contas, o Banco Central se empenha para calibrar a taxa de juros e o Congresso, de volta das férias, retoma a análise de reformas como a da Previdência e a tributária. De repente, acirrou-se a guerra comercial entre China e Estados Unidos. Essa guerra parece longínqua. Mas não é. Ela potencializa o nosso desafio, dificultando a retomada do crescimento econômico no Brasil.

Ao acenar com a imposição de tarifas a todos os produtos de origem chinesa, Donald Trump esperava que Pequim dobrasse os joelhos. Ao desvalorizar sua moeda para amortecer o impacto dessa investida protecionista de Washington, a China sinalizou a intenção de resistir. Prolongando-se esse embate entre as duas maiores economias do planeta, a tendência é de redução do crescimento mundial.

Contra esse pano de fundo, cria-se um ambiente ainda mais difícil para países como o Brasil. Mantida a guerra, devem cair a médio prazo os preços das commodities agrícolas, em prejuízo das exportações brasileiras. A atmosfera de incerteza deve retrair o ânimo de investidores estrangeiros para correr riscos em mercados como o do Brasil.

Em respeito aos quase 30 milhões de brasileiros que estão desempregados, desalentados ou sub-remunerados, resta às autoridades e aos agentes políticos agir com extrema responsabilidade. Não é admissível que o Congresso retarde a mexida na Previdência para exigir benesses. Não é tolerável que Câmara, Senado e governo demorem a unificar seus projetos de reforma tributária. Não é concebível que Jair Bolsonaro continue criando crises do nada. A hora é de fazer política, não politicagem.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.