Topo

Josias de Souza

‘Só tá faltando crescer um pouquinho a cabeça’

Josias de Souza

06/08/2019 01h16

Jair Bolsonaro inaugurou a semana com uma viagem ao município baiano de Sobradinho. Foi sua segunda visita ao Nordeste em menos de um mês. A tiracolo do presidente, o deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA) gravou um vídeo. Nele, ofereceu a Bolsonaro, por assim dizer, uma oportunidade para exorcizar a pecha de preconceituoso que passou a rondá-lo depois que se referiu aos governadores nordestinos como "paraíbas".

"Segunda vez que vem à Bahia, várias vezes já no Nordeste. O senhor tá virando um cabra da peste?", indagou Cajado. E Bolsonaro, às gargalhadas: "É, só tá faltando crescer um pouquinho a cabeça…"

Durante a viagem, Bolsonaro disse que os governadores oposocionistas do Nordeste "fazem politicalha". Acha que desejam converter a região "em uma Cuba". Negou que tenha viajado apenas para "fazer média". Defendeu-se da acusação de preconceituoso com a língua: "Eu tenho preconceito é com governador ladrão que não faz nada para o seu estado."

Indagado a respeito do repasse de verbas federais para estados governados por adversários, Bolsonaro soou entre paradoxal e antirrepublicano: "Não vou negar nada para o estado. Mas se eles quiserem que realmente isso tudo seja atendido, eles vão ter que falar que estão trabalhando com o presidente Jair Bolsonaro. Caso contrário, eu não vou ter conversa com eles e vou divulgar obras junto às prefeituras."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.