Topo

Josias de Souza

Bolsonaro constrange Moro em sua live semanal

Josias de Souza

09/08/2019 01h33

Jair Bolsonaro exibiu-se ao lado de Sergio Moro em sua live semanal pelo Facebook. Horas depois de dizer aos repórteres que era necessário "dar uma segurada" no pacote anticrime do ministro, para não criar embaraços às reformas econômicas, o presidente defendeu que o Legislativo "se debruce" sobre a proposta.

O capitão teve o cuidado de tomar distância do embrulho. Chamou-o ora de "teu projeto" ora de "projeto do Moro". A alturas tantas, o ministro da Justiça, em franco processo de encolhimento, pediu licença para expor uma "correção" ao chefe: "Não é um projeto do Moro, é um projeto do governo Jair Bolsonaro. E é um projeto que interessa à sociedade em geral."

Lero vai, lero vem, Moro encerrou sua participação com um pedido de "licença" para "trocar de lugar com o ministro [Ricardo] Salles". Bolsonaro perde devagarinho o ministro, mas não perdeu a piada: "Vai fazer um troca-troca com o Salles aí?" Ele gargalhou antes de emendar um conselho travesso: "Troca só a cadeira…"

Foram cenas, digamos, constrangedoras. Quem assistiu sem olhos de fanatismo ficou com a impressão de que há três tipos de pessoas no governo. Tem gente que faz, tem gente que manda fazer e tem gente como Sergio Moro, que apenas pergunta o que foi que aconteceu.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.