Topo

Josias de Souza

Crise verde não muda índole belicosa do capitão

Josias de Souza

23/08/2019 19h31

A crise ambiental provocou um recuo tático do governo. Jair Bolsonaro tenta reduzir os danos, tomando providências que negligenciava. Mas a encrenca não vai mudar a índole belicosa do presidente. Bolsonaro governa com os instintos envenenados por uma patologia. A patologia do quartel-general.

O presidente transforma o governo numa guerra e o Planalto num bunker. Na sua tropa não há assessores, só puxa-sacos. Ele não busca aliados, recruta súditos. Excluídos os áulicos e os vassalos, o resto do mundo é integralmente feito de inimigos.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.