Topo

Josias de Souza

CCJ aprova agropecuária em terras indígenas

Josias de Souza

27/08/2019 19h07

Por 33 votos a 18, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou nesta terça-feira proposta de emenda constitucional que autoriza comunidades indígenas a "praticar os atos necessários" à exploração de atividades agropecuárias em suas terras. A decisão ocorre no mesmo dia em que, reunido com governadores de estados amazônicos, Jair Bolsonaro disse enxergar por trás das demarcações de reservas indígenas o objetivo de "inviabilizar" o Brasil.

Antes mesmo da decisão da CCJ, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, já havia levado o pé atrás. Em meio a uma crise ambiental sem precedentes, que pendurou o Brasil de ponta-cabeça nas manchetes ao redor do mundo, Maia insinuou que pode enviar a proposta ao freezer, abstendo-se de criar uma comissão especial, estágio necessário à tramitação de uma emenda constitucional.

"Não posso interferir na pauta das comissões, cada comissão tem sua liberdade", dissera Maia na segunda-feira. "O que eu decido é se instalo uma comissão de uma PEC ou não. Se avançar na CCJ, vou avaliar. Se for algo que sinalize alguma polêmica, algum encaminhamento que gere mais narrativas negativas sobre o Brasil, é claro que vai ficar onde está".

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.