Topo

Josias de Souza

Armistício de Moro e Bolsonaro parece precário

Josias de Souza

29/08/2019 19h11

Sergio Moro e Jair Bolsonaro celebraram uma espécie de armistício. Mas a harmonização dos interesses do ministro e do presidente ainda parece precária. Moro manteve no cargo Maurício Valeixo, diretor-geral da Polícia Federal. Bolsonaro apressou a saída de Ricardo Saadi da superintendência da PF no Rio de Janeiro, onde seu filho Flávio Bolsonaro está em apuros. Agora, o capitão quer colocar um delegado amistoso no Rio. E a direção da PF escolheu outro nome.

Se Bolsonaro prevalecer, Valeixo perde as condições para continuar comandando a PF. E o ex-juiz da Lava Jato enfrentará um novo teste da sua capacidade de, no meio das mais incríveis desonras, encontrar sempre inacreditáveis saídas honrosas para continuar sentado na poltrona de ministro.

De resto, Moro pediu a Bolsonaro um lote de vetos na lei de abuso de autoridades, ainda pendente de sanção presidencial. Se o capitão ignorar o pedido, empurrará sapos novos goela abaixo do seu ministro. Nessa hipótese, Moro terá de avaliar com quantos batráquios se faz a indigestão de um "patrimônio nacional", como Bolsonaro se referiu a ele nesta quinta-feira.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.