Topo

Josias de Souza

Câmara dedica-se agora a uma pauta ‘pilântrica’

Josias de Souza

10/09/2019 18h48

Depois de elevar a própria estatura no debate e aprovação da reforma da Previdência, os deputados submetem-se a um processo de autoencolhimento. Foi como uma Casa de pequenas criaturas que Câmara os aprovou dias atrás a lei de abuso de autoridade, parcialmente vetada por Jair Bolsonaro. É como anões políticos os deputados discutem agora a aprovação de um escudo. Coisa capaz de impedir juízes de primeira instância de molestar malfeitores da política.

O que está em debate agora é uma proposta de emenda constitucional que reduz o tamanho da marquise do foro privilegiado. Continuariam sob a lage do privilégio apenas os presidentes dos três poderes e o vice-presidente da República. O resto desceria para o mármore quente da primeira instância. Essa novidade já foi aprovada no Senado.

Pois bem, os deputados tramam injetar na proposta um lote de penduricalhos. Querem proibir juízes de primeiro grau de adotar contra os réus graúdos uma série de providências. Não poderão determinar a quebra de sigilos bancários, fiscal e telefônico. Nada de batidas de busca e apreensão. Prender, nem pensar.

A coisa passaria a funcionar assim: A corrupção continua tomando o atalho,  entrando pelos fundos e encontrando a porta aberta. O juiz teria todo o poder para punir o corrupto. Mas passaria a operar de joelhos, com as mãos amarradas e com uma venda nos olhos.

Depois de se ocupar da agenda econômica, a Câmara volta ao normal, retomando a tramitação da velha pauta pilântrica.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.