Topo

Josias de Souza

Carluxo se explica e culpa a imprensa: ‘Canalhas!’

Josias de Souza

10/09/2019 14h48

Depois de atear fogo na conjuntura com um post de teor golpista —"Por vias democráticas a transformação que o Brasil quer não acontecerá na velocidade que almejamos—, o vereador Carlos Bolsonaro retornou às redes sociais para informar que não disse o que escreveu.

Num esforço para se reposicionar em cena, Carluxo traduziu seu raciocínio anterior do carluxês para o português. "O que falei: por vias democráticas as coisas não mudam rapidamente. É um fato. Uma justificativa aos que cobram mudanças urgentes".

O filho Zero Dois de Jair Bolsonaro culpou a imprensa, como de hábito, por suas confusões mentais. "O que jornalistas espalham: Carlos Bolsonaro defende ditadura". Bem ao seu estilo, Carluxo encerrou a nova postagem com uma canelada verbal: "CANALHAS!"

Regimes democráticos são, de fato, custosos. Entretanto, segundo um velho ensinamento de Churchill, a democracia continua sendo o pior regime imaginável com exceção de todos os outros.

Assim, se o capitão não entregar as transformações que prometeu, o eleitor terá a oportunidade de cometer erros novos na próxima eleição. Carluxo parece empenhado em excluir do leque de opções o combo presidencial que vem com a família junto.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.