Topo

Josias de Souza

Eleitor vê Bolsonaro como estorvo para o governo

Josias de Souza

25/09/2019 19h54

Saiu nova pesquisa do Ibope. Confirma a tendência de queda na popularidade do governo de Jair Bolsonaro, avaliado como ótimo ou bom por 31% dos entrevistados. Há nas dobras da sondagem algo mais preocupante para o presidente: sua imagem pessoal descola-se do conceito atribuído ao governo. Tomado pelas estatísticas, Bolsonaro é visto pelo eleitorado como um estorvo para sua própria administração.

A desaprovação de Bolsonaro atingiu patamares inéditos. Metade dos brasileiros (50%) desaprova a forma de o presidente governar. A taxa de desaprovação era de 40% em abril e 48% em junho. O índice dos que aprovam desce o elevador: 51% em abril, 46% em junho, 44% agora.

Também a taxa de confiança no presidente sofre um processo de declínio gradativo. Disseram não confiar em Bolsonaro 55% dos eleitores ouvidos pelo Ibope. Em abril, a taxa de desconfiança era de 45%. Em junho, 51%. Na outra ponta, disseram confiar em Bolsonaro 42% dos entrevistados.  Eram 45% em abril, 51% em junho).

Não há no horizonte político nada que facilite a tarefa de Bolsonaro de restaurar sua imagem. Governar é acumular contrariedades. A reversão da curva depende da economia, pois não há popularidade sem prosperidade. E o governo do capitão demora a superar a herança da cleptogestão empregocida de Dilma Rousseff, sucedida pelo entreato bandalho de Michel Temer.

A recuperação é bem mais lenta do que o falatório da campanha fazia supor. Bolsonaro faria um bem a si mesmo se criasse menos problemas para o ministro Paulo Guedes (Economia). Na melhor das  hipóteses, o presidente poderia equipar-se para colher bons indicadores econômicos nos dois anos finais de sua gestão. Para isso, teria de fechar a usina de crises e parar de errar. Algo que não é do seu feitio.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.