Topo

Josias de Souza

Caso OCDE expõe o Brasil paralelo de Bolsonaro

Josias de Souza

11/10/2019 18h42

Há dois países num mesmo Brasil. Há o país real e o país alternativo, que existe apenas no discurso de Jair Bolsonaro e dos seus apologistas.  No país paralelo, Donald Trump ama Bolsonaro e o apoio dos Estados Unidos à entrada do Brasil na OCDE é uma questão de tempo. No mundo real, Trump é adepto da tese de que o interesse americano está acima de tudo e a Casa Branca prefere apoiar a candidatura da Argentina ao clube dos países ricos.

Pior do que viver num mundo de fantasias é ter que criar ilusões novas cada vez que os fatos atrapalham a ilusão anterior. "Estamos quase chegando lá", disse Bolsonaro depois que a Casa Branca deu de ombros para a promessa de Trump, feita em março, de apoiar o Brasil. O capitão agora se apega à renovação da promessa de apoio dos Estados Unidos. "Se Deus quiser, daqui a um ano, um ano e pouco, estaremos dentro", diz agora Bolsonaro, apelando para a metafísica.

Em nota, o governo americano reitera o apoio ao pleito brasileiro de entrar na OCDE. Entretanto, a nota insinua que falta algo ao país. A insinuação está nas entrelinhas do trecho que elogia "os esforços contínuos do Brasil em relação às reformas econômicas, melhores práticas e conformidade com as normas" da OCDE. Ora, se é assim, porque a Casa Branca deu aval à Argentina? Não é preciso ser um gênio ou economista para entender três coisas:

1) A economia brasileira, por pior que seja, está em melhores condições do que a economia argentina. Portanto, não foi por falta de reformas econômicas que o apoio dos Estados Unidos não veio;

2) Se a Argentina, às voltas com o caos financeiro e a perspectiva de reviravolta política, pode ingressar no clube dos ricos, é óbvio que o selo de membro da OCDE não transformaria o Brasil em país desenvolvido nem no universo paralelo de Bolsonaro;

3) O Brasil faria um bem a si mesmo se esquecesse a fantasia e permanecesse como membro da OMC, a Organização Mundial do Comércio, usufruindo de todas as vantagens tarifárias concedidas aos países em desenvolvimento.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.