Topo

Josias de Souza

MPF adere ao bordão de Lula: ‘Ele não sabia’

Josias de Souza

17/10/2019 21h28

Sob nova direção, o Ministério Público Federal decidiu aderir à principal linha de defesa de Lula: "Eu não sabia". A procuradora Márcia Brandão Zollinger requereu a absolvição de Lula no inquérito batizado de "quadrilhão do PT". O pedido é extensivo a Dilma Rousseff, aos ex-ministros petistas Antonio Palocci e Guido Mantega, além do ex-tesoureiro do TT João Vaccari Neto.

A procuradora afirma que "não há o pretendido domínio por parte dos denunciados, especialmente os ex-presidentes da República, a respeito dos atos criminosos, que obviamente merecem apuração e responsabilização e são objeto de ações penais autônomas, cometidos no interior das diretorias da Petrobras e de outras empresas públicas". Os desvios foram estimados em R$ 1,48 bilhão.

A defesa de Lula sempre argumentou que seu cliente não tinha conhecimento da roubalheira que viscejava ao redor. Dilma adotou a mesma linha. Agora, a Procuradoria endossa a argumentação que converte num míope bobo o ex-operário que chegou à Presidência como um mito e deixou o Planalto como um recordista de popularidade. Caberá ao juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal, em Brasília, decidir sobre o pedido do MPF.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.