Topo

Josias de Souza

Ministro de Bolsonaro iguala-se a Lula e Dirceu

Josias de Souza

22/10/2019 18h51

Se a passagem do ministro do Turismo pela Comissão de Fiscalização e Transparência do Senado serviu para alguma coisa foi para demonstrar que políticos enrolados precisam renovar o seu estoque de desculpas. Sem nenhuma criatividade, Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG) intercalou alegações de inocência a desculpas esfarrapadas que o deixaram muito parecido com gente como os petistas Lula e José Dirceu, além do tucano Eduardo Azeredo.

O ministro disse que foi acusado de envolvimento no escândalo do laranjal apenas porque era presidente do PSL de Minas Gerais. A Polícia Federal e o Ministério Público teriam concluído que, pela posição que ocupava, Marcelo Antônio tinha domínio sobre as quatro candidatas laranjas lançadas apenas para desviar verbas do fundo eleitoral. Nesse ponto, o ministro de Bolsonaro ficou igualzinho àquele José Dirceu do mensalão, que alegou que a chefia da Casa Civil não lhe dava o domínio sobre os fatos que levaram o governo Lula a comprar o Congresso.

Noutro trecho de sua manifestação, o ministro do Turismo disse que, "se houve irregularidades ou não", ele não tem "condições de falar antes de uma decisão da Justiça". Nesse ponto, o ministro ficou muito parecido com Lula e Azeredo. Ambos utilizaram o célebre bordão do "eu não sabia". Na prática, assim como o petista e o tucano, o ministro do PSL, mantido no cargo por Bolsonaro, pede para ser visto como um bobo involuntário, não como um denunciado.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.