Topo

Josias de Souza

Você compraria um carro usado do ministro Salles?

Josias de Souza

25/10/2019 03h40

Governos costumam abrigar dois tipos de ministros: os capazes de tudo e os incapazes de todo. A benevolência divina vinha poupando o país de alguém que acumulasse as duas condições. Mas a bondade celestial piscou no caso do titular da pasta do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Na tragédia ambiental do óleo que chega às praias nordestinas, o ministro vem se revelando há dois meses incapaz de todo. Mostrou-se capaz de tudo ao insinuar sem provas nas redes sociais que o óleo pode ter sido despejado em mares brasileiros por um navio do Greenpeace.

Macaqueando o chefe, que acusara ONGs de atear fogo à floresta amazônica, Salles escreveu: "Tem umas coincidências na vida né… Parece que o navio do #greenpixe estava justamente navegando em águas internacionais, em frente ao litoral brasileiro, bem na época do derramamento de óleo venezuelano…"

Em resposta, o Greenpeace chamou Salles de mentiroso. E anunciou que irá processá-lo. Informou que seu navio, o Esperanza, estava na Guiana Francesa nos meses de agosto e setembro. Hoje, encontra-se no Uruguai, a caminho da Antártica.

De tanto desmontar o setor do meio ambiente, Salles criou problemas para o ambiente inteiro. Faria um bem a si mesmo se parasse de confundir presunção com solução e teatralidade com substância. No momento, se precisar vender um carro usado, o ministro talvez não encontre um comprador.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.