Topo

Josias de Souza

Weintraub insinua que Ambev investe em política

Josias de Souza

25/10/2019 20h08

Eclético, o ministro Abraham Weintraub (Educação) interessou-se por dois temas alheios à agenda de sua pasta: o comércio de bebidas e o avanço de grupos de formação política que operam à margem dos partidos. Em tom acusatório, o ministro insinuou que a Ambev financia grupos políticos.

Weintraub reituitou notícia sobre denúncia encaminhada por distribuidoras de bebida ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Nela, a Ambev é acusada de adotar práticas supostamente "anticompetitivas". Sem nenhuma prova, o ministro enganchou na acusação sua ilação tóxica:

"Monopólios, oligopólios e 'campeões nacionais…", escreveu Weintraub. "Quem é o 'dono' da Ambev? Quem está financiando nomes e movimentos 'Novos' na política? Coincidências…".

Na sequência, Weintraub compartilhou com seus seguidores uma segunda reportagem. O tema da notícia é a formação de agentes políticos por grupos como o Renova BR. O empresário Jorge Paulo Lemann, sócio da Ambev, é mencionado como patrono da iniciativa. A notícia realça que o sonho de Lemann é ver um dos novos políticos chegar ao Planalto. Algo que parece perturbar o ministro.

Embora Weintraub não tenha citado, chama-se Tábata Amaral uma das estrelas do Renova BR. Graduou-se em Harvard, uma das mais prestigiosas usinas de canudos do mundo, nas áreas de ciência política e astrofísica. Elegeu-se deputada federal pelo PDT de São Paulo. Guindou a Educação à condição de prioridade.

No momento, Tábata dedica-se a fiscalizar as inconsistências do governo Bolsonaro no setor educacional. Não há de faltar matéria-prima, pois o ministro parece mais interessado no mercado de bebidas e no uso que o milionário Lemann faz da sua fortuna do que nas debilidades de sua pasta.

– Atualização feita às 20h27 desta terça-feira (19/10): A assessoria de Jorge Paulo Lemann entrou em contato com o blog para informar que ele não patrocina o Renova BR. Algo que já foi reconhecido pelo próprio movimento.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.