Topo

Josias de Souza

‘Punhado de hienas’, ecoa assessor de Bolsonaro

Josias de Souza

29/10/2019 19h11

Pode-se desconfiar de uma admiração. Mas deve-se levar a sério o desprezo. O ódio e a aversão são sempre sinceros. Tome-se o caso de Filipe Martins, assessor Internacional da Presidência da República. Acompanha Jair Bolsonaro no périplo pela Ásia e Oriete Médio. Mas não levou a sério o pedido desculpas do presidente pelo "erro" de ter publicado em suas redes sociais o vídeo em que é comparado com um leão cercado por hienas.

Filipe anotou no Twitter: "O establishment não gosta de se ver retratado, mas ele é o que ele é: um punhado de hienas que ataca qualquer um que ameace o esquema de poder que lhe garante benefícios e privilégios às custas do povo brasileiro. Isso só mudará quando o Brasil se tornar uma nação de leões".

O vídeo foi retirado do ar duas horas depois de sua veiculação, na segunda-feira. Na peça, uma das "hienas" que cercam o "leão" foi identificada como "STF". O que levou o decano da Corte a emitir uma nota para lembrar que Bolsonaro não é um "monarca" e o Brasil não é uma "selva".

E o presidente, numa entrevista ao Estadão: "Me desculpo publicamente ao STF, a quem por ventura ficou ofendido. Foi uma injustiça, sim, corrigimos e vamos publicar uma matéria que leva para esse lado das desculpas. Erramos e haverá retratação".

De duas, uma: ou Bolsonaro convence o assessor de que fala sério ou seu pedido de desculpas continuará sendo visto como sinônimo de conversa fiada.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.