Topo

Josias de Souza

Zero Três vira oportunidade para centrão negociar

Josias de Souza

01/11/2019 21h30

Embora pareça adequada e justa, a hipótese de cassação do mandato de Eduardo 'AI-5' Bolsonaro por quebra de decoro parlamentar é pequena, muito pequena, mínima. O deputado será poupado da lâmina por duas razões: corporativismo e balcão. Os partidos do centrão dão as cartas no Conselho de Ética. E o Planalto não hesitará em negociar em caso de necessidade.

No Legislativo, passam bois e boiadas sob o guarda-chuva da imunidade parlamentar. Prova disso é o próprio Jair Bolsonaro, pai do Zero Três. Deputado por 28 anos, o agora presidente da República pronunciou barbaridades. Cliente de caderneta do Conselho de Ética da Câmara, jamais foi punido. Ao contrário, a exasperação verbal ajudou a obter os votos que o levaram ao trono. (veja o comentário abaixo).

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.