Topo

Josias de Souza

Sob Bolsonaro, modernidade tem pés de barro

Josias de Souza

04/11/2019 01h47

O governo de Jair Bolsonaro opera em duas plataformas. Numa, o ministro Paulo Guedes se esforça para colocar em pé uma agenda econômica liberal de reformas que considera modernizantes.

Noutra plataforma, Jair Bolsonaro dedica-se a cultivar os valores do atraso. É como se o ministro da Economia prometesse: teremos, finalmente, um país do futuro. E o presidente: vem aí um Brasil do passado.

No momento, Guedes retira do forno as reformas pós-Previdência. E Bolsonaro desperdiça o seu tempo varrendo problemas e atacando o pedaço da imprensa que se dedica expor o melado que escorre pelas bordas do tapete. (veja o comentário abaixo)

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.