Topo

Josias de Souza

Cidadania: Boicote à Folha é marcha de Bolsonaro para ‘suprimir' democracia

Josias de Souza

30/11/2019 03h35

O partido Cidadania, ex-PPS, divulgou nota sobre o boicote de Jair Bolsonaro à Folha. Tachou a iniciativa do presidente de "agressão frontal à liberdade de imprensa". Algo que merece "o repúdio de toda à sociedade e de suas instituições". Considerou também que, ao ameaçar os anunciantes do jornal, o presidente praticou "um ato aberto de confronto à livre iniciativa, que nāo pode ser coonestado pelo mercado, empresas e suas representações".

"Hoje Folha de S. Paulo, amanhã qualquer outro veículo de comunicação social", escreveu o Cidadania. Para o partido, o propósito de Bolsonaro está claro: "Que não nos iludamos com a marcha ultradireitista do governo. Seu objetivo maior é suprimir o regime democrático, as liberdades". Subscrevem a nota o presidente da legenda, Roberto Freire, e seus líderes no Legislativo: deputado Daniel Coelho (PE) e senadora Eliziane Gama (MA). Vai abaixo a íntegra do documento:

O presidente Jair Bolsonaro, eleito com base em ideias políticas e culturais atrasadas e mesmo obscurantistas, vem perdendo a compostura e tentando empurrar o Brasil para o abismo da intolerância. Esse comportamento está muito claro quando do alto do seu cargo republicano conclama uma campanha de boicote à Folha de S. Paulo e a aos produtos anunciados em suas páginas e espaços virtuais.

É uma agressão frontal à liberdade de imprensa,- hoje Folha de S.Paulo, amanhã qualquer veículo de comunicação social – que deve merecer o repúdio de toda à sociedade e de suas instituições. É também um ato aberto de confronto à livre iniciativa, que nāo pode ser coonestado pelo mercado, empresas e suas representações.

Que não nos iludamos com a marcha ultradireitista do governo. Seu objetivo maior é suprimir o regime democrático, as liberdades.

A República e a sociedade, para além de seus interesses e viés político, não podem permitir que o Planalto continue a chocar o ovo da serpente do famigerado AI 5 da ditadura."   

Roberto Freire – Presidente Nacional

Senadora Eliziane Gama – Líder no Senado

Deputado Daniel Coelho – Líder na Câmara

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.