Topo

Josias de Souza

Renan prepara o anúncio de corte de despesas

Josias de Souza

17/02/2013 03h37

Crivado de notícias negativas, Renan Calheiros (PMDB-LA) tentará se reposicionar nas manchetes. Prepara para terça-feira (19) o anúncio de um corte de despesas no Senado. Hoje, o orçamento anual da Casa é de cerca de R$ 3,2 bilhões. De volta do feriadão de Carnaval, Renan ajusta com assessores, neste final de semana, o tamanho da lâmina.

Em reunião marcada para a tarde de terça, o senador submeterá os números aos colegas que dividem com ele a Mesa diretora. Será o primeiro encontro do gênero desde que Renan foi devolvido à presidência do Senado, há 17 dias. Afora a lipoaspiração orçamentária, ele deve formalizar a criação do órgão que prometera: a Secretaria de Transparência. Segundo diz, sem custos.

Nesta segunda (18), Renan reúne-se com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Vão discutir o que fazer com o Orçamento da União de 2013, soterrado desde o final do ano passado por um monturo de mais de 3 mil vetos presidenciais.

São grandes as chances de ser adiada a sessão do Congresso que Renan havia convocado para esta terça. Antes apressado, o Planalto agora conspira para adiar a votação do Orçamento. Tenta arrancar do plenário do STF uma decisão que atenue os riscos de derrubada de vetos que onerariam o Tesouro em até R$ 470 bilhões. A votação é secreta. E o governo não parece confiar na sua tropa.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.