Topo

Josias de Souza

Cresce o índice de ‘indecisos’ no segundo turno

Josias de Souza

23/09/2014 19h11

Saiu mais uma pesquisa do Ibope. Revela o seguinte: Aécio Neves (19%) parou de crescer. Marina Silva (29%) oscilou para baixo. Mas mantém um pé na disputa de um derradeiro round contra Dilma Rousseff (38)%, que oscilou para cima. Num embate direto entre as duas, o quadro hoje é de empate: 41% para cada uma.

A análise comparativa das últimas quatro pesquisas do Ibope dá uma ideia do efeito que das porretadas desferidas pelo comitê de Dilma contra Marina. Num intervalo de 20 dias, a taxa de intenção de votos de Marina no segundo turno caiu cinco pontos. Ela tinha 46% em 3 de setembro. Desceu para 43% no dia 12. Reteve o mesmo percentual no dia 16. Agora, escorregou para 41%.

No mesmo período, Dilma se apropriou de apenas dois dos cinco pontos perdidos por Marina. E o bloco dos que manifestam a intenção de anular o voto ou votar em branco subiu de 8% para 12% na sondagem de segundo turno. Significa dizer que parte do eleitorado que desembarcou de Marina preferiu permanecer no acostamento a embarcar na candidatura de Dilma.

O resultado da sucessão de 2014 pode estar nas mãos desse eleitor. Um eleitor do tipo São Tomé. Não morre de amores por nenhuma das candidatas. E vai ao segundo turno com olhos de quem deseja ver um pouco mais para crer que a concessão do seu voto pode valer a pena. Nem que seja para ajudar a eleger a menos pior.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.