Topo

Josias de Souza

Levy evoluiu da meia palavra para o diminutivo

Josias de Souza

23/02/2015 16h19

Durante a campanha eleitoral, Dilma Rousseff estava condenada às meias palavras. Certos assuntos não podiam aparecer por inteiro. Desequilíbrio fiscal, descontrole inflacionário, câmbio sobrevalorizado e estagnação econômica, por exemplo, eram temas proibidos.

Esse tempo passou. As providências adotadas por Dilma depois da abertura das urnas escancararam uma crise de palavras inteiras. Mas o ministro Joaquim Levy, importado por Dilma da trincheira inimiga para comandar uma Fazenda sem entrelinhas, ainda não se sente à vontade. Sua principal ferramenta de gestão é a régua.

É divertido ouvir Levy escolhendo as palavras com o cuidado de um petista ao falar sobre o descalabro fiscal que Dilma produziu no seu primeiro reinado. Num esforço para não ir longe demais, o ministro infatiliza-se. Impedido pelos fatos de continuar usando as meias palavras, Levy se expressa no diminutivo.

Nesta segunda-feira (23), falando para uma plateia de empresários, o titular da Fazenda referiu-se à irresponsabilidade fiscal de sua chefe assim: "Pode ter tido um pouquinho de, vamos dizer assim, uma escorregadazinha. Mas eu acho que, prontamente, a responsabilidade aflora. E esse comprometimento certamente é o que vai garantir a gente ter os juros caindo."

Escorregadazinha? Hummmmm… É compreensível que o ministro tenha medo de levar uma bronca. Tomada pela fama, madame não é de alisar a cabeça. Mas Joaquim Levy precisa respeitar a inteligência das crianças.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.