Topo

Josias de Souza

Moody’s não percebeu que o problema é o FHC

Josias de Souza

25/02/2015 17h24

..

Quando tudo parecia péssimo —a Paola Oliveira fora do ar, o juiz Moro ajuizando, o procurador Janot procurando, a inflação acima do teto, o PMDB no porão— vem o Moody's Investor Service informar que nada é tão ruim que não possa piorar. A Petrobras tornou-se uma empresa tóxica, opinou o Moody's, rebaixando a classificação de risco de crédito da estatal. Evite investir o seu dinheiro na Petrobras, sinalizou o Moody's. Vai emprestar dinheiro à Petrobras? Pense bem!, aconselhou o Moody's.

Para Dilma, há um evidente mal-entendido. O Moody's está desinformado: "Eu acho que é uma falta de conhecimento direito do que está acontecendo na Petrobras", disse a presidente na cidade baiana de Feira de Santana, para onde viajou à procura da popularidade perdida. "Eu não tenho dúvida que a Petrobras vai ser uma empresa com grande capacidade de se recuperar disso sem grandes consequências."

O ministro Joaquim Levy (Fazenda) esteve com o Moody's. Munido do seu bom inglês e do seu charme tucano, muito apreciado no mercado, Levy tentou convencer o interlocutor de que a Petrobras não é o que parece. Não se sabe o que o ministro disse ao Moody's. Talvez tenha recordado que Dilma já mudou o comando da estatal. Trocou a amiga Graça Foster pelo companheiro Aldemir Bendini. O fato é que o Moody's nem piscou.

Dilma respaldou Levy: "O governo sempre vai tentar evitar o rebaixamento, isso é absolutamente natural". Mas revelou-se desalentada com a insensibilidade do Moody's. "Nós só lamentamos que não tenha tido correspondência por parte da agência, mas eu acho que isso está superado."

Dilma não disse como espera superar o episódio. Talvez convide o Moody's para uma audiência em Brasília. Entre quatro paredes, sem a presença do tucano Levy, a presidente sussurrará nos ouvidos do convidado: "A culpa é do FHC". Dilma tranquilizará o Moody's: "O Lula já declarou que vai às ruas guerrear pela Petrobras." E o Moody's: "Ah, bom! Então, tá!"

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.