Topo

Josias de Souza

Atenção: defesa de Renan é custeada por você

Josias de Souza

06/03/2015 14h48

Alberto Cascais, advogado-geral do Senado, protocola petição em defesa de Renan no STF

Renan Calheiros protocolou no STF sua primeira petição no caso do petrolão. Na peça, ele se diz vítima de "inverdades", sustenta que o procurador-geral Rodrigo Janot "atropelou a legislação" e tenta dissuadir o ministro Teori Zavascki da ideia de abrir inquérito para apurar as suspeitas do seu envolvimento na roubalheira da Petrobras. Renan não contratou advogado. Quem assina sua defesa é o advogado-geral do Senado, Alberto Cascais.

Repetindo: delatado na Operação Lava Jato por suposto recebimento de petropropinas, Renan espetou sua defesa no bolso do contribuinte. Sim, isso mesmo. Você está financiando a tentativa do presidente do Senado de se livrar de uma investigação destinada a apurar o envolvimento dele na violação dos cofres da Petrobras, cujo acionista majoritário é a União, que também é financiada por você.

Calma, não se desespere. É verdade que Renan acomodou apadrinhados na Petrobras. Entre eles o ex-senador Sérgio Machado, que fincou raízes na Transpetro por 12 anos. Mas todo mundo sabe que Renan fez as indicações movido pelo idealismo, impulsionado pela vontade de servir a sociedade, embalado por uma irrefreável entrega altruísta ao bem público.

Imagine se Renan não fosse esse patriota inquestionável. O brasileiro em dia com o fisco correria o risco de ser convertido num tolo de mostruário: o sujeito pagaria os impostos, seria assaltado e ele mesmo pagaria a defesa do salteador. É um alívio saber que Renan não é o Calheiros que o procurador-geral Rodrigo Janot imagina.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.