Topo

Josias de Souza

Para domar Congresso, governo reabre balcão

Josias de Souza

13/04/2015 05h38

Com o hálito das ruas a fustigá-lo, o governo deflagrará a partir desta semana uma ofensiva para tentar reagrupar sua base congressual. A estratégia sustenta-se sobre dois pilares contraditórios. Num, Dilma Rousseff esgrime um discurso de combate aos maus costumes políticos. Noutro, ela autoriza o vice-presidente Michel Temer, novo coordenador político do seu governo, a reativar o balcão por onde transitam o clientelismo e fisiologismo.

Neste domingo de protestos, Dilma foi ao palco do Facebook para declarar: "A guerra contra a corrupção deve ser, simultaneamente, uma tarefa de todas as instituições, uma ação permanente do governo e também um momento de reflexão da sociedade de afirmação de valores éticos."

No camarim do Planalto, onde a ausência de refletores torna os "valores éticos" mais opacos, a presidente admitiu dias atrás reacomodar na Transpetro, subsidiária da Petrobras, um afilhado político de Renan Calheiros (PMDB-AL), o encrencado presidente do Senado.

Repetindo: a pretexto de abrir espaço para o aproveitamento do ex-deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) no Ministério do Turismo, Dilma cogitou entregar ao atual titular da pasta, Vinicius Lages, homem de Renan, a presidência da Transpetro —a mesma subsidiária da Petrobras de cujo comando foi apeado sob suspeitas o ex-senador Sérgio Machado, outro apadrinhado de Renan.

A essa altura, alvejado por inquérito no STF e com a força-tarefa da Operação Lava Jato nos seus calcanhares de vidro, nem Renan parece ambicionar a reconquista da Transpetro. Ele sinaliza a preferência por espaços menos chamativos. Mas a notícia sobre a cogitação de Dilma corre pelos subterrâneos de Brasília como evidência de que o esforço do governo para se recompor no Legislativo não está sujeito a limites.

Em aspas divulgadas por sua assessoria, Michel Temer comentou assim o novo ronco do asfalto: "O fato de ter menos gente nas ruas não diminuiu a importância do alerta que está sendo dado pela população, mostrando que é fundamental que o goveno compreenda que há a necessiade de dialogar e ouvir mais. O governo tem de continuar trabalhando muito."

Não é preciso aproximar muito os ouvidos do meio-fio para perceber que uma das reivindicações mais gritantes das ruas é o combate à corrupção. E o resultado da reativação do balcão do toma-lá-dá-cá, vistas as coisas da perspectiva histórica, é que, em vez de aprender com os próprios erros e rever práticas que potencializam os riscos de corrupção, o governo tende a tornar-se ainda mais igual a si mesmo.

O rateio de poltronas a ser coordenado por Temer parte de um cardápio variado. Inclui desde delegacias e superintendências dos ministérios nos Estados até diretorias e vice-presidências de bancos estatais. Essa estratégia de trocar pedaços do Estado por apoio congressual equivale à admissão de que uma dose de perversão política é inevitável. É como se o governo precisasse chafurdar no arcaísmo para respirar no Congresso.

O mais paradoxal é que Dilma teve de recorrer a Temer, presidente licenciado do PMDB, para tentar deter os dois presidentes peemedebistas das Casas do Legislativo: Renan Calheiros, o xerife do Senado, e Eduardo Cunha, o mandachuva da Câmara —ambos às voltas com inquéritos abertos no Supremo como desdobramentos da Operação Lava Jato.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.