Topo

Josias de Souza

CUT pede a Dilma que desista do ajuste fiscal

Josias de Souza

05/05/2015 06h25

Em nota divulgada na noite desta segunda-feira, véspera do início da votação do ajuste fiscal, a CUT defendeu "a retirada imediata das Medidas Provisórias 664 e 665". Nelas, estão contidas as providências concebidas pelo governo para tentar reequilibrar as contas públicas.

Subscrita pelo petista Vagner Freitas, presidente da CUT, a nota acusa Dilma de ter baixado as MPs do ajuste "sem qualquer consulta ou discussão prévia com a representação sindical dos trabalhadores e trabalhadoras."

O pacote fiscal do governo dificulta o acesso a benefícios trabalhistas e previdenciários. O governo alegou que age para "corrigir distorções e fraudes" não para suprimir direitos trabalhistas.

A CUT contesta: "as MPs reduzem direitos referentes ao seguro-desemprego, abono salarial (PIS-Pasep), auxílio-doença, pensões, seguro-defeso, auxílio-reclusão."

A central sindical acrescenta: "Tais medidas vão na direção contrária da estruturação do sistema de seguridade social, com redução de direitos e sem combate efetivo às irregularidades que teriam sido a motivação do governo para adotá-las."

De resto, a CUT sugere que, em vez de importunar os trabalhadores, Dilma vá mexer "no bolso dos mais ricos, como a taxação de grandes fortunas." A entidade marcou para 29 de maio protestos de rua em todo país contra o projeto de terceirização da mão-de-obra e as MPs do ajuste fiscal.

Na encrenca da terceirização, Dilma associou-se à CUT, para irritação dos seus aliados não-petistas que ajudaram a aprovar a matéria na Câmara. No pacote fiscal, a presidente e a central trafegam na contramão.

Interessado em realçar o paradoxo, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, abriu as galerias da Casa para os sindicalistas e congenêres que desejarem acompanhar as sessões do petrolão.

Vai ser divertido assistir à casa sindical do PT vaiando os governistas fieis a Dilma. O paradoxo tem as digitais de Lula. No Dia do Trabalho, o padrinho de Dilma discursou em ato da CUT tendo atrás de si um cartaz no qual se lia: "Abaixo Plano Levy" (repare abaixo).

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.